quarta-feira, 19 de junho de 2013

2Sm 7:18: Quem sou eu, ó Soberano Senhor, para que me trouxesses a este ponto?

Identidades não surgem de dentro de nós, mas vem de fora para nós. Mesmo que não percebamos, as nossas identidades são nossas construções.
-- Sam Williams
O que eu sou? Quem sou eu? É pouco provável que você nunca tenha feito esse tipo de pergunta para si mesmo, se é que já passou da adolescência. Identidade é algo importante para todo ser humano, todavia, muitos vivem insatisfeitos na busca e/ou compreensão de sua identidade. Alguns acreditam equivocadamente, por exemplo, ter de viver como uma "metamorfose ambulante" como a única saída para não ter que se conformar com as velhas opiniões formadas sobre tudo.(1)

A correto conceito de identidade somente pode ser definido através das lentes do Criador. Em outras palavras, é nas Escrituras que percebemos o que eu sou ou quem sou eu corretamente.

Davi nos dá uma pista logo depois que ouviu de seu amigo profeta a respeito de seu reinado e a graça de Deus sobre ele:  Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto? (2Sm 7.18) Esta não havia sido a primeira vez que ele fez essa pergunta retórica (veja 1Sm 18.18).

Rute também perguntou (a Boaz): Por que achei favor a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira? (Rt 2.10)

Note o apóstolo Paulo: quem sou eu para que você me tornasse de um assassino e inimigo, um servo do Senhor? Quem sou eu para que o Senhor me ungisse e enviasse para os gentios? Quem sou eu para que o Senhor me amasse e me desse o privilégio de sofrer em Seu nome?
Por trás dessas interrogações há uma questão sobre identidade. Eu estava morto em pecados, recebi graça e misericórdia, fui trazido da pilha de lixo à mesa do Rei e agora tenho Ele próximo, que me diz que eu sou dEle e Ele é meu.
-- Ed Welch
Quem sou eu? Sou indigno de receber qualquer coisa do Senhor dos senhores.
Quem sou eu? Tenho nada de bom para oferecer em troca de qualquer coisa que o Senhor faça por mim ou pelos meus.
Quem sou eu? Somente tenho que agradecer, sem nada mais poder oferecer.

Quem sou eu, ó Soberano Senhor, para que me trouxesses a este ponto?


Que eu não me esqueça:
  1. A verdadeira resposta sobre quem eu sou somente pode ter uma correta resposta nas Escrituras Sagradas;
  2. Minha existência (o que eu sou) é dependente da exclusiva graça e misericórdia do Senhor (da vida, da morte, da felicidade).
-----------------

(1) Metamorfose Ambulante, música de Raul Seixas.

Post baseado em "Who I am", por Ed Welch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário