sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Êxodo 4.11 / João 9:2-3: Deus está no controle das enfermidades

Não é fácil crer que Deus está no controle de tudo. Algumas situações como um câncer, acidentes que causam perda de membros, paralisias, ou até mesmo que causam perda de memória que nunca mais são recuperadas são casos extremamente difíceis de depositar nosso corpo e alma para dizer, genuinamente, que Deus está no controle. Eu mesmo vivi a experiência de entender que Deus está no controle ao ter uma bebê linda com síndrome de Patau, doença genética que trazia severos problemas a ela. (cf. www.ninaminhafilha.blogspot.com).

No entanto, quando cremos em Deus e reconhecemos que a Bíblia é Sua palavra, não existe espaço para ignorarmos a verdade de que, sim, Deus também está no controle de situações como as que citei. Veja o que Yahweh (Deus) disse a Moisés quando ele se sentia inapto ao trabalho que Deus tinha para ele:

Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? (Êx 4.11)



Note que a sudez, a mudez e a cegueira estão debaixo da autoridade e vontade de Deus. Essas tragédias, se olhado puramente de uma perspectiva humana então podemos chamá-las assim, não são simples coincidências genéticas ou acidentes do acaso.

Quando Jesus se encontrou com um cego, seus discípulos o questionaram: Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? (Jo 9.2) Jesus respondeu a eles: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. (Jo 9.3) Este é um bom exemplo narrado nas Escrituras para mostrar que Deus estava no controle daquela cegueira, e que, inclusive, tinha o propósito de manifestar publicamente o poder do Messias, a glória de Deus.

Este Deus, o único Deus, está no controle de todas as doenças e enfermidades. Nada acontece sem Ele sentir e consentir. Nunca perca esta verdade de vista. Para mim, foi uma das principais razões para eu não me desmantelar.

Baseado no livro: "Trusting God: Even when life hurts," por Jerry Bridges.

2 comentários:

  1. Ontem fui dormir pensando exatamente no teor desse texto. Após vê um programa de televisão tratando sobre uma doença que afetou uma garota.

    Amém. Obrigado por nos edificar!

    ResponderExcluir
  2. Nosso Deus não perdeu o controle de nada me lembro de perder um filho e entender o propósito

    ResponderExcluir