terça-feira, 2 de abril de 2013

Gn 2.18, Pv 2.17 e Ml 2.14: Companhia: palavra chave para definição de casamento

Um dos grandes problemas que enfrentamos hoje quando o assunto é casamento, começou há décadas atrás quando empiricamente foi deixado de ensinar sobre ele de acordo com o Criador dele, que disse:

 "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". (Gn 2.18)

Em essência, o casamento foi criado para suprir uma necessidade humana de solidão! Deus também deixou claro que esta essência existe no contexto de um homem e uma mulher, dois indivíduos que deixam seus pais para se tornaram uma unidade, uma só carne (Gn 2.24). Não entendo plenamente esta unidade, mas percebo que não existe outra união humana mais forte que a do casamento, capaz de refletir o triúno Deus: três pessoas, mas um só; no casamento: duas pessoas, mas um só.*

A Bíblia nos apresenta que companhia é o coração do casamento. Em Provérbios 2.16-17, somos ensinados: Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras, que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus. A palavra que traduz companheiro nesta passagem (אַלּוּף) significa "aquele que está domado." Ela é usada para descrever animais domesticados (ou domados), ao contrário de animais selvagens. O significado central da palavra é "próximo," "de relação íntima." Qualquer tipo de atitude selvagem estraga o relacionamento, ao contrário das atitudes domadas (próxima, desejoso de um relacionamento), que promove a companhia.

Outra definição que complementa a de Provérbios 2.17 surge em Malaquias 2:14: E vocês ainda perguntam: "Por quê? " É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. A ideia desta palavra (חֲבֶ֫רֶת) é  "aquele que se une, se associa", "aquele que entra numa relacionamento íntimo, próximo".

Ao unirmos as duas definições, entendemos toda a ideia do que é ser companheiro: é aquele com quem você está unido em pensamentos, objetivos, planos, esforços, (e, no caso do casamento, em corpos).

Note que em Provérbios o marido é chamado de companheiro; não é somente a mulher companheira do homem. Em Malaquias, a mulher é designada a companheira.

Amor, no casamento, foca em dar ao cônjuge a companhia que ele ou ela precisa para eliminar a solidão. Companhia é uma palavra chave para definição de casamento segundo Seu criador. Não perca esta verdade de vista!

Que eu não me esqueça:

  1. De ser "o" constante companheiro de minha esposa, aquele que nunca a deixará só, aquele que sempre suprirá suas necessidades - de fato, veículo primário dAquele que supre.
  2. De ensinar meus irmãos e minhas irmãs a essência do significado de ser uma só carne. Companhia é mais que sabedoria matrimonial, é a essência conjugal.

* Nem mesmo os laços sanguíneos com os filhos têm uma ligação tão forte quanto a do casamento.

Baseado no capítulo What is marriage all about do livro Marriage, Divorce and Remarriage in the Bible, de Jay Adams.

Um comentário: